quarta-feira, 17 de junho de 2009

O que há por trás do ouvido biônico – FM

Sobre o programa FM, como ele funciona e qual o efetivo ganho para o aluno?
Dra. Regina Célia Bortoleto Amantini: Uma pecinha é anexada ao aparelho auditivo, não só para alunos que fizeram implante, mas pra todos os aparelhos auditivos onde é acoplado esse acessório, que é o FM (frequência modulada). A professora vai estar com o microfone de lapela. Por que o FM é importante? Por que a criança, por mais que ouça alto, que esteja com aparelho ideal, digital, de alta tecnologia, ele vai amplificar, mas o FM vai filtrar todos os barulhos do fundo para que, quando ele estiver numa aula, a voz da professora chegue direto no ouvido da criança para que os ruídos não mascarem o entendimento. Ele fornece uma qualidade sonora melhor para a criança ter um melhor aprendizado.

O FM isola a criança da sala?
Dra. Amantini: Não. Existem FMs que isolam, mas geralmente ele escuta o que as pessoas estão falando, mas como fundo. Esse aparelhos o SUS não passa. O Centrinho é 100% SUS. Hoje já se faz implante binaural, mas o SUS paga implante só de um lado. O Centrinho conseguiu o FM através da pesquisa de Regina Tangerino, através de órgão de fomento. Ela fez parceria com uma empresa e conseguiu FMs para as crianças do CEDAU.

Quanto custa um implante coclear?
Dra. Amantini: O SUS paga cerca de 43 mil reais. Uma cirurgia particular deve estar aproximadamente 60 ou 70 mil reais.

E o aparelho FM, quanto custaria?
Dra. Amantini: Está em torno de R$ 8 mil.


Por enquanto o papo acaba aqui. Esperamos suas dúvidas, dicas, sugestões, depoimentos, críticas etc. para conversarmos com outras pessoas sobre o implante coclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela colaboração!