segunda-feira, 22 de junho de 2009

O que há por trás do ouvido biônico

A possibilidade de surdos ouvirem. Popularmente conhecido como ouvido biônico, o implante coclear traz esperança aos deficientes auditivos. A cirurgia consiste em colocar uma cóclea artificial, que recebe os estímulos sonoros pelo magnetismo do aparelho externo, que é usado junto à orelha. Essa cóclea artificial desempenha a mesma função de uma cóclea natural, que é responsável por receber as vibrações sonoras e transmiti-las ao cérebro por meio da conexão com o nervo auditivo.

Para compreender melhor qual é o processo e quem está apto a passar pela cirurgia, Lílian Guarnieri conversou com a Profª Dra. Regina Célia Bortoleto Amantini, diretora da Divisão de Saúde Auditiva (Cedalvi - Centro de Atendimento aos Distúrbios de Audição, Linguagem e Visão) em Bauru, que trabalha com diagnóstico e adaptação, além do gerenciamento da clínica. A entrevista será postada de acordo com blocos de assunto.


Além da transcrição, as partes mais interessantes da conversa poderão ser encontradas em podcast, também aqui no blog. Ficou curioso? Para ficar atualizado em relação ao conteúdo do blog, sugerimos o RSS. O primeiro post será sobre o diagnóstico de deficiência auditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela colaboração!